sábado, 11 de setembro de 2010

[À Descoberta de Vila Flor] Peregrinações - Nossa Senhora dos Remédios

Com os primeiros dias de Setembro operam-se grandes mudanças no ambiente, na paisagem e na vida das pessoas. São as primeiras trovoadas, a sementeira das nabiças, a vindima, o fim das férias … o regresso ao trabalho.
É nesta época de mudança que o blogue faz anos. Também ele resultou de uma mudança e espera todos os Setembros pela festa, ou da continuidade, ou do final. Este Setembro a festa foi de continuidade.
Para iniciar um novo ano do Blogue quis fazer algo de diferente, que possa ter continuidade ao longo do ano. Assim surgiu esta rubrica a que chamei Peregrinações.
Peregrinar e peregrinação são palavras podem ter diversas interpretações: viajar por longas terras; ir em romaria a lugares santos; divagar; visita feita na intenção de homenagear um lugar onde viveu alguém que se venera. No meu caso, peregrinações vão ser caminhadas a locais de culto espalhados pelo concelho. Não lhe atribuo um cariz marcadamente religioso, apesar de eu ser católico. O objectivo não é chegar ao local, mas fazer o caminho. O verdadeiro lugar de culto é a natureza.
A primeira "peregrinação" aconteceu no Domingo passado, ao cabeço de Nossa Senhora dos Remédios, em Vilarinho das Azenhas. Outras caminhadas se seguirão de forma a percorrer diferentes santuários do concelho, mas também outros locais religiosos que possam ser enquadrados neste espírito de Peregrinação.

Escolhi como primeiro destino o cabeço de Nossa Senhora dos Remédios. Em primeiro lugar porque no dia 5 se realizava na aldeia a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, em segundo porque pretendia fazer um percurso que nunca tinha feito.
Levantei-me um pouco antes do nascer do sol. Embora não sinta muita vontade para me levantar cedo (também porque me deito tarde), sei que é durante a manhã que acontecem os melhores momentos para a fotografia. A prová-lo está o facto de ter demorado mais de uma hora a percorrer o espaço entre Vila Flor e o Barracão.
O objectivo era fazer a pé o percurso (só de ida), utilizando preferivelmente caminhos rurais. Para isso contava com o meu conhecimento de alguns caminhos e o meu sentido de orientação. A hora prevista para chegar à capela era o meio-dia.
Os primeiros raios de sol apanharam-me à saída de Vila Flor, através de um caminho praticamente paralelo à estrada N215 que conduz à zona industrial de Vila Flor. As ervas secas, e os frutos silvestres iluminados pela luz dourada da manhã não me deixaram progredir rapidamente.
Depois de passar o Barracão continuei por caminhos rurais paralelamente à estrada N314 em direcção à pedreira. Segui, depois, por outro caminho em direcção à quinta do Reboredo até Vilas Boas. Pelo caminho encontrei dois pastores com quem troquei alguns dedos de conversa (enquanto tirava algumas fotografias).
Cheguei ao centro da aldeia de Vilas Boas às 10 horas da manhã. Nem os pastores com quem falei, nem outra pessoa que encontrei junto ao cruzeiro, já á saída para o Vilarinho, me souberam (ou quiseram) indicar um caminho para eu seguir. As pessoas não estão à espera que lhes perguntem caminhos. Indicam sempre o melhor caminho, ou seja, a estrada. Nos dias que correm toda a gente quer chegar rapidamente, e, só se aventura por caminhos, quem não tem outra alternativa quando se digerirem aos terrenos agrícolas.
Não satisfeito com as indicações que me deram, mal deixei as últimas casas de Vilas Boas, meti à esquerda por um caminho que descia com grande inclinação em direcção à Quinta da Peça. Há muito tempo que tinha intenções de conhecer esse caminho. Na encosta do lado esquerdo há uma mata de medronheiros fantástica. Os medronheiros não são simples arbustos, mas sim árvores com bastantes metros de altura. Este bocadinho de mata devia ser protegida, pois não conheço nenhuma semelhante no concelho.
Ao longo de todo o caminho há imenso sumagre. Não sei as pessoas ainda se recordam da sua utilização, mas seria interessante investigar. Debaixo das figueiras, o chão está repleto de figos que caíram de maduros. Também as videiras têm uma surpreendente quantidade de uvas. Adivinha-se um ano excelente de vinho.
O caminho continuava a descer em direcção ao rio Tua e eu tinha a certeza que, pelo menos aí, tomaria o caminho certo para o Vilarinho. Não foi necessário chegar tão longe. O caminho contorna os Serros Amarelos, pelo poente, e desce directamente em direcção à aldeia. Passei numa ribeira (ainda com água!) que deve ter a nascente bem no alto do cabeço de S. Cristóvão.
Há nestas redondezas uma área com a designação de Castelo Velho. Não sei se essa designação tem algo a ver com algum castro, mas nunca ouvi falar, nem li, nada sobre essa hipótese.
O declive do caminho é acentuado, mas o piso está bom. Progredi rapidamente porque me encontrava um pouco atrasado. Sabia que a parte mais complicada seria o final: subir da aldeia à capela de Nossa Senhora.
Cheguei à igreja do Vilarinho das Azenhas às 11 horas e 40 minutos. Estava bastante cansado porque percorri alguns quilómetros quase a correr. Fazia muito calor e eu transpirava imenso. Felizmente tinha comigo bastante água (e algum alimento).
Não havia tempo para pausas. Entrei na igreja, onde se encontravam algumas pessoas e dois andores. Um deles era o andor de Nossa Senhora dos Remédios, o outro o da padroeira, Santa Justa.
O meu propósito era subir ao alto do cabeço onde está a capela e foi para onde me dirigi. O caminho tem menos pó do que tinha o ano passado quando aí subi acompanhando a procissão.
Com bastante esforço atingi a capela ao meio dia e um quarto. Infelizmente estava fechada, mas eu já a visitei algumas vezes.
Dei um passeio pelo recinto para recuperar um pouco enquanto tirava algumas fotografias. Já me esperavam junto à estrada para fazer o caminho de regresso a casa de automóvel. Fiz o percurso de volta à estrada por outro trajecto, utilizando um caminho mais antigo e desconhecido das minhas caminhadas.
Apesar do tempo seco e quente, foi muito agradável fazer esta caminhada. Percorri perto de 20 quilómetros, sem grandes dificuldades, utilizando quase na totalidade caminhos (muitos deles percorridos por mim pela primeira vez).
Foi uma caminhada que abre expectativas para outras semelhantes que se vão seguir.
Levei comigo duas máquinas fotográficas: uma Panasonic DMC-TZ2, que rapidamente ficou sem bateria, e uma HP Photosmart E327 que não usava há muito tempo. Não seria a mesma coisa com uma máquina fotográfica melhor mas também foi um bom desafio utilizar este material mais antigo e básico.
Amanhã haverá uma nova caminhada.

Percurso:
GPSies - VilaFlor_SRemedios

--
Publicada por Xo_oX em À Descoberta de Vila Flor a 9/11/2010 11:28:00 PM

Sem comentários: