quarta-feira, 13 de julho de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] Peregrinações - N.Sra. da Assunção (Candoso)

No seguimento das peregrinações do mês de Maio fizemos uma caminhada a Nª. Srª. da Assunção, em Candoso, no dia 14. A zona mais fria do concelho onde predomina o granito é também aquela em que as giestas existem em maior abundância e florescem mais tarde. Foi com o entusiasmo de encontrar bonitos mantos de giestas em flor que optámos pela freguesia de Candoso.
 O procedimento foi um pouco diferente do habitual. Fomos até Carvalho de Egas de carro. A caminhada foi de Carvalho de Egas a Candoso com regresso a Carvalho de Egas. Esta opção destinou-se unicamente a não dependermos de ninguém para voltarmos a casa.
Iniciámos a caminhada junto à antiga Escola Primária, agora transformada em sede da associação Alegre Atitude. Descemos à estrada nacional e metemos por um caminho que conduz aos terrenos e hortas junto da aldeia. Este caminho não se revelou uma boa escolha, por não tinha continuidade, mas permitiu uma boa panorâmica da aldeia. Alguns metros mais abaixo encontrámos o caminho certo.
Candoso está a curta distância de Carvalho de Egas e atravessando a montanha é ainda mais perto do que pela estrada. Até se encontrarem os primeiros terrenos agrícolas de Candoso nada mais de encontra do que pinheiros, giestas e rochas graníticas.
Na aldeia há duas capelas devotas a Nossa Senhora da Assunção, a antiga capela, onde nos dirigíamos, e a do Santuário, destino da peregrinação do dia 19 de Setembro.
A antiga capela está situada no fundo do povo, exactamente no lugar onde entrámos na aldeia. Antes de aí chegarmos ainda passamos por duas Alminhas, umas mais antigas, outras mais recentes, ambas já mostradas no blogue. Foi restaurada recentemente, sendo visíveis novas colunas no cabido exterior e o revestimento do tecto no interior. O telhado também é novo.
Em volta da capela existe um bonito espaço em calçada e canteiros com flores junto à parede. Não resisto a entrar sempre que passo junto à capela.
Não conhecia o interior e, por isso, foi com bastante entusiasmo que via a porta abrir-se. O altar é muito rico, em talha dourada, a necessitar de restauro. A imagem de nossa Senhora da Assunção está dentro de uma caixa que já deve ter tido uma porta de vidro. Esta caixa não se enquadra no resto do altar e estou em crer que é muito posterior ao mesmo. Talvez tenha sido aí colocada para proteger a imagem, mas seria interessante ver o altar sem este acrescento. Estava tudo muito limpo e decorado com flores naturais.
Fizemos um curto passeio pela aldeia, até ao cemitério e Jardim-de-infância. Era sábado e mão havia crianças. Aproveitámos para conversar com algumas pessoas da aldeia. A tragédia que se abateu sobre ela com a morte do jovem Renato ainda paira no ar. Falámos longamente com a sua mãe.
O regresso a Carvalho de Egas foi feito por um caminho novo para mim, mas é o mais fácil e rápido, a Avenida do Barreiro. Este percurso passa junto das instalações onde se faz a perdicultura, e que espero ainda vir a visitar.
Em Carvalho de Egas aproveitámos para percorrer a Rua da Capela, onde também pode ser encontrada uma bonita capela, com cabido exterior, dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
Apesar do percurso ter sido mais curto do que o habitual, acabámos por levar toda a manhã para o fazer, uma vez que utilizámos muito tempo a conversar com os habitantes de Candoso.

Percurso realizado (6,2 km):
GPSies - CEgas_Candoso_CEgas

--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 7/13/2011 08:30:00 AM

Sem comentários: