sexta-feira, 12 de agosto de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] IX TerraFlor - feira de produtos e sabores

A TerraFlor, feira de produtos e sabores do concelho de Vila Flor, foi  apresentada à comunicação social no dia 11 de Agosto.
O evento, que vai cumprir a sua IX edição, aparece este ano, em moldes completamente diferentes dos habituais, quer nas datas, quer nos espaços que vão ser utilizados. Nas palavras do presidente da edilidade, Dr. Pimentel, as alterações devem-se a duas razões: a primeira tem a ver com a contenção orçamental, esperando-se que a realização de 2011 leve a organização a fazer metade da despesa verificada em 2010 (no conjunto da TerraFlor e Festa de S. Bartolomeu). A segunda razão, é a possibilidade de abranger a comunidade de emigrantes do concelho, que no mês de Agosto se encontra em massa na sua terra natal.
Segundo o porta-voz da comissão organizadora da feira, Eng. Fernando Barros, na escolha da duração do evento e nas datas da sua realização, foram tomados em atenção os eventos já programados nas diferentes aldeias do concelho e até dos concelhos vizinhos (nomeadamente a Feira da Maçã, Vinho e Azeite, em Carrazeda de Ansiães), de forma a não haver sobreposições.
 Do dia 22 ao dia 26 de Agosto vão decorrer atividades distribuídas por três vertentes: feira, festa e jornadas técnicas. A vertente feira é cada vez mais a aposta da organização, uma vez que é ela que permite dar a conhecer os produtos da região e potenciar negócios. A festa, vertente também bastante desenvolvida em edições anteriores, assume este ano uma nova configuração com a realização simultânea das grandes festas em honra de S. Bartolomeu, padroeiro da Vila (no dia 24 de Agosto é feriado municipal). As jornadas técnicas estão a cargo das associações agrícolas do concelho, que este ano se uniram todas na organização do evento.
A TerraFlor vai abandonar o seu espaço habitual, deslocando-se para o centro da vila, tendo como espaço principal o parque de estacionamento que está a ser ultimado e que será inaugurado por altura da feira. Aqui serão montados os mais de centena e meia de stands, funcionando o palco de espetáculos em frente à Câmara Municipal, espaço que costuma ocupar nas festas de Agosto.
 O dia 26, coincidindo com a habitual feira quinzenal, será dedicado ao mundo rural. Serão realizados concursos de Cabra da Serra, Ovelha Churra da Terra Quente e Cão de Gado Transmontano. Pela primeira vez vai realizar-se um leilão de reprodutores, recebendo os criadores uma subvenção de 50 euros por cada animal posto em leilão.
Este ano também haverá um reforço de expositores de produtos oriundos de Espanha, de localidades com quem o município de Vila Flor tem estabelecido protocolos de cooperação em vários áreas.
Espera-se que a deslocação do certame para o centro da vila possa trazer um maior dinamismo ao comércio tradicional, nomeadamente ao nível da restauração.

Cartaz e Programa da IX TerraFlor

.




--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 8/12/2011 10:30:00 AM

Sem comentários: