terça-feira, 2 de agosto de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] Lenda de Nossa Senhora do Carrasco

O lugar onde está a capelinha de Nossa Senhora do Carrasco [em Benlhevai] antes era apenas um monte, onde andava, numa ocasião, um lenhador com a sua picareta a arrancar e a cortar lenha. E nisto, ao espetar a picareta num carrasco para o arrancar, ouviu um gemido:
— Ai! Ai! Ai…
E descobriu então a imagem de Nossa Senhora. Estava lá escondida no carrasco. Foi ela que deu aquele gemido para que a não magoasse. O povo fez então ali a capelinha, onde colocaram a imagem e a capela ficou, por isso, com o nome de Nossa Senhora do Carrasco.

PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, Peso da Régua, Fundação Museu do Douro, 2010, p.237

Fotografia: Capela de Nossa Senhora do Carrasco (07-05-2011)

--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 8/02/2011 12:01:00 PM

2 comentários:

trepadeira disse...

Existe outra capelinha,com o mesmo nome e história semelhante,em Azinhoso-Mogadouro.

A capelinha de Benlhevai,costumava vê-la quando,há já uns anitos,ia comprar cogumelos,de muito boa qualidade,ainda a produção era só familiar.

Cordialmente,
mário

Anónimo disse...

Boa ideia trazer aqui esta lenda!

E que bela foto! Teve mais sorte do que eu. Quando lá fui para fazer a foto que publiquei na obra, o sol não estava de feição, havia arame farpado e silvas por todo o lado e ainda fui corrido por uns poucos de cães.
Um abraço
Alexandre Parafita