segunda-feira, 12 de março de 2012

[À Descoberta de Vila Flor] Ainda há amendoeiras em flor

Estão a terminar as iniciativas dos municípios relacionados com a Amendoeira em Flor. Como habitualmente, foram muitos os que percorreram a região, principalmente em autocarros.
Se no início as minhas expectativas quanto ao espetáculo natural eram algumas, com o passar dos dias, e como nos locais onde vivo e onde trabalho há amendoeiras em redor, elas foram-se dissipando. A falta de chuva não diminuiu a beleza das amendoeiras, apenas a floração foi atrasada, mais pelo frio do que pela falta de chuva.
Longe de terminar, o espetáculo ainda vai a meio. Ontem foi a primeira vez que saí, máquina às costas, com o objetivo de fotografar as amendoeiras em flor. Fiquei realmente satisfeito. Há manchas muito bonitas, embora as pétalas já estejam a cair.
 Tal como sempre disse, a floração é escalonada em altitude e ainda vai haver amendoeiras em flor durante muitos dias. Neste momento o máximo de floração está ao nível de Vila Flor, mas nas zonas de maior altitude do concelho de Vila Flor e de Carrazeda de Ansiães a floração ainda se vai prolongar por mais uma semana.
Espero ter oportunidade de ainda me deslocar ao concelho de Carrazeda a ver como estão por lá as coisas, entretanto, deixo algumas das imagens de captei ontem, em Samões, Arco e Vila Flor.


--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 3/12/2012 07:57:00 AM

Sem comentários: