sábado, 7 de abril de 2012

[À Descoberta de Carrazeda de Ansiães] Trilho de Foz do Tua - 1 de Abril (2ªParte)

Continuação de - Trilho de Foz Tua - 1 de Abril (1ªParte)
Depois de deixarmos o Castanheiro, passarmos por Tralhariz e pela Quinta da Ribeira, chegámos a Fiolhal.
Visitámos a Igreja de Santo António. A imagem de Santo António, conhecido por Santo António do Saco, tem na realidade uns alforges ao ombro, onde o Menino Jesus parece estar a meter bocados de pão.
O percurso de volta ao Castanheiro foi feito por uma calçada que penso que não integra o traçado original do Trilho de Foz do Tua. É muito interessante é é pena que tenha passado por lá uma giratória que tenha destruído bocados desta construção antiga e que interessava preservar. Quem destruiu a calçada devia ser responsabilizado. Estamos a falar em Património da Humanidade destruído desnecessariamente. Fiz questão de alertar o sr. Presidente da Junta.
 Chagámos ao Castanheiro quase sem darmos por isso. O Almoço já esperava e não tive tempo de visitar a fonte de mergulho ali perto.
A alteração dos traçados realmente marcados talvez seja com boa intenção, mas fica ser ser testado o traçado original dos percursos. Este, do Castanheiro, pareceu-me muito bonito e interessante. Se fosse eu a imaginá-lo ou a planear este passeio, faria os possíveis por integrar o máximo de elementos do património que fosse possível, como igrejas, capelas, alminhas, fontes de mergulho, curiosidades naturais, etc.
Os quilómetros percorridos são secundários, o importante é desfrutar de cada passada, apreciar cada um dos elementos que integram a paisagem e conhecer (Descobrir) a particularidade das aldeias em que passámos. Não compreendo porque é que a igreja de S. Brás não estava aberta.
Esquecidas as dificuldades do caminho, agora estava no momento do almoço. O que restou do mata-bicho serviu de aperitivo enquanto o espaço, antiga Escola Primária, foi preparado. A ideia era comer em pé, mas não sei se pelo cansaço, se pela elevada média de idades, quase todos procuraram uma cadeira para se sentarem.
Vinho, água, sumo, pão, fruta e feijoada compuseram o almoço. Não faltou o folar, característico da época, com as carnes saborosas. Não percebi porque é que numa das mesas se bebia vinho verde! Serão alguns turistas pouco habituados à qualidade dos vinhos da terra? Talvez não.
Em jeito de balanço, foi uma excelente manhã. As expectativas foram preenchidas e até superadas. Ficou a vontade de visitar outros locais, mas isso ficará para outra caminhada, mais demorada, quem sabe se a fazer em breve.
A próxima caminhada está marcada para o Vilarinho da Castanheira dia 22 de Abril. Se esteve nas anteriores, já sabe que não pode perder mais esta, se ainda não participou, do que é está à espera?

--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Carrazeda de Ansiães a 4/07/2012 01:03:00 PM

Sem comentários: