quarta-feira, 9 de maio de 2012

[À Descoberta de Vila Flor] Vilas Boas recria 500 anos de foral


No dia 6 de Maio, Vilas Boas esteve em grande. O motivo foi a comemoração dos 500 Anos da outorga da Carta de Foral pelo rei D.Manuel I.
Pelas 11 horas, teve lugar a inauguração de uma estátua de Manuel I, no largo da Lamela, estando presentes os executivos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, povo de Vilas Boas e Banda de Música de Vila Flor.
Pelas 14 horas teve inicio a preparação do Cortejo Medieval que partindo do adro da Igreja, com 250 figurantes, percorreu a rua da Cadeia, Largo dos Sotos e rumou à Lamela. De repente, o Largo da Lamela, ficou medieval, repleto de figurantes, profissões e produtos medievais.
Com largas centenas de pessoas a assistir, junto à estátua do rei, procedeu-se à leitura da Carta de Foral pelo arauto que em seguida a entregou ao homem-bom do novo Concelho de Vilas Boas que fez os agradecimentos e declarou aberta a festa.
De repente, os jovens de Vilas Boas brindaram os presentes com danças medievais, tendo proporcionado um momento de alta qualidade artística.
Depois vieram os julgamentos no pelourinho e a apresentação do Auto da Barca do Inferno pela companhia Filandorra.
Às 18 horas, mais um momento significativo, com a recepção, na Lamela, ao senhor Bispo de Bragança-Miranda, D.José Cordeiro. Seguiu-se a saída para a Igreja ao som do grupo Almedievo. A meio do percurso os meninos de Vilas Boas, receberam o senhor Bispo de forma que só as crianças sabem fazer.
Na Igreja, com canto gregoriano e uma excelente homilia, teve lugar a eucaristia comemorativa dos 500 anos do foral.
Por fim, a ceia medieval, com excelente caldo de pedra, carne assada, bom vinho, música medieval, cuspidores de fogo e saltimbancos. Por volta da meia-noite, o grande dia chegou ao fim.
Registamos o empenho e a determinação dos organizadores. O povo de Vilas Boas, mais uma vez, esteve à altura do acontecimento. Que não seja a última vez que este evento se realiza, são os nossos desejos.
Estão todos de parabéns.

Abilio Evaristo (Presidente da Junta de Freguesia de Vilas Boas)

 Publicada por Blogger em À Descoberta de Vila Flor a 5/09/2012 09:28:00 PM

Sem comentários: