sábado, 22 de setembro de 2012

[À Descoberta de Vila Flor] Flor do Mês - Agosto de 2012

O mês do calor já terminou e este ano foi anormalmente seco. A floração das plantas destina-se à propagação da espécie e não à satisfação dos caprichos do bicho humano de forma que muito gostaríamos de campos de flores em pleno agosto, mas as condições do meio não são favoráveis para a quase totalidade das espécies. No entanto, a natureza não para de nos surpreender e sempre aparecem exceções, algumas dignas de referência.
A flor escolhida para representar o mês de agosto de 2012 é conhecida pelo nome de cardo-amarelo, cardol ou espinho-de-cabeça e tem como nome cientifico Carlina hispanica ( não sei se a Carlina corymbosa é a mesma espécie).
Trata-se de uma espécie pertence à família das Asteraceae/Compositae própria de zonas mediterrânicas e que se desenvolve facilmente nas bordas dos caminhos ou em terrenos incultos. Estes cardos crescem facilmente em todos os tipos de solos. O facto de possuírem espinhos talvez não os tornem muito e merecedores da nossa atenção, mas um olhar atento encontraria aspetos muito curiosos nesta planta. A possibilidade de conseguirem florir nos meses de julho e agosto pode estar relacionada com o facto de possuírem um rizoma, como raiz, o que lhes proporciona algumas reservas extra em meses de privação. Este rizoma é grosso e profundo.
As folhas são muito espinhosas, e são uma boa defesa.
As flores reúnem-se numa inflorescência típica das compostas (Asteraceae), das quais conhecemoss muito bem os malmequeres e as margaridas. Olhando com atenção verificamos que existem centenas de pequenas flores no disco central, essas sim as verdadeiras flores. As flores também estão fortemente defendidas por brácteas espinhosas que formam uma estrela.
Em Espanha é conhecido por cardo cuco e cabeça de galinha (não percebi porquê). Não encontrei referências ao uso medicinal desta planta, mas em contrapartida um parente seu, o Eryngium campestre ou cardo corredor tem múltiplas aplicações. Como é uma espécie também frequente no concelho, pode ser que um dia fale nele.
As sementes de cardo são muito apreciadas pelos pintassilgos, mas as flores também são procuradas por muitos insetos de entre os quais as borboletas. Numa altura do ano em que o alimento é escasso, nada pode ser desperdiçado.

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Vila Flor a 9/22/2012 07:30:00 p.m.

Sem comentários: