sábado, 23 de março de 2013

[À Descoberta de Valpaços] À Descoberta de Valpaços

 A primeira visita ao concelho de Valpaços no âmbito desta "aventura" À Descoberta do concelho de aconteceu no dia 22 de março, no primeiro dia da Feira do Folar 2013.
Apesar de ser um concelho com uma área considerável, confesso que pouco conheço, quer da cidade, quer das aldeias que o integram. Tenho a certeza que as mais de 100 localidades encerram muita variedade e muita riqueza do ponto de vista cultural, natural ou histórico.
Atravessei o concelho várias vezes (pela EN213) em direção a Chaves. Conhecia, dessas viagens, as avenidas largas da cidade, mas nunca tinha feito uma paragem, um passeio ou tomado uma refeição.
Este blogue é uma intenção de alterar as coisas. Porque não "calçar as botas" e sair pela estrada À Descoberta (também) do concelho de Valpaços?
A primeira visita foi bastante animadora.Tudo foi novidade. Tinha previsto chegar de manhã cedo, mas  o clima anda incerto e choveu no primeiro dia de Primavera. Depois de almoço o céu abriu-se e, com a desculpa de visitar a Feira do Folar, lá fomos nós ao encontro da cidade.
Como sempre, procuro as zonas mais antigas das localidades. Parei perto da igreja matriz (fechada) e passeei por ruas e travessa onde apreciei algumas construções mais antigas, umas preservadas, outras mais abandonadas.
Depois andei um pouco ao acaso (à descoberta, é a palavra certa) por avenidas e espaços verdes aproveitando a luz que ora mostrava um céu azul, ora se cobria de fartas nuvens ameaçando com mais chuva.
Teria apreciado um mapa ou uma sinalização e identificação dos principais monumentos, mas as atenções estavam centradas na Feira, até as lojas estavam em grande parte encerradas, apesar de ser dia de trabalho.
Identifiquei a Casa do Arco, a Biblioteca, os Paços do Concelho, o antigo Hospital, a pedra furada o bonito coreto no centro do jardim público, etc. Tudo isto são referências e agora Valpaços começa a fazer sentido.
A meio da tarde dirigimo-nos  ao Pavilhão Multiusos, depois de já termos ouvido ao longe o som de uma fanfarra, uma banda de música e uma salva de foguetes, creio que a  dar as boas vindas a algum político (nunca faltam nestas ocasiões).
Saímos do pavilhão, já bastante tarde, depois de jantar. A cidade tinha uma iluminação muito bonita, mas a noite estava fria, não convidando a passeios noturnos.
Esta primeira visita foi como que o aperitivo para outras que espero que se sigam, à cidade e ás aldeias do concelho. Entretanto vou tentar saber mais. Há muitas formas de conhecer, e todas elas contribuem para o conhecimento individual, único e o mais valioso de todos.

--
Publicada por Blogger às À Descoberta de Valpaços a 3/23/2013 01:25:00 PM

Sem comentários: