sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

[À Descoberta de Carrazeda de Ansiães] Desfile de Carnaval 2013



No dia 12 de Fevereiro realizou-se em Carrazeda de Ansiães o tradicional desfile de Carnaval que contou com a participação de bastantes associações culturais do concelho e algumas instituições de solidariedade social.



--
Publicada por Blogger às À Descoberta de Carrazeda de Ansiães a 2/15/2013 07:47:00 PM

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

[À Descoberta de Vila Flor] Pessegueiro - Freixiel/Vilas Boas

Não tenho atualizado o Blogue com as reportagens das minhas últimas caminhadas , mas elas têm acontecido, não com a frequência desejada mas com alguma regularidade.
O ano tem estado anormalmente frio e húmido, pelo menos quando comparado com os últimos anos de Descoberta do concelho. A chuva, o frio e alguma falta de coragem têm sido os principais causas da diminuição da frequência das caminhadas. Isto a somar a um "desastre" informático que me limpou as fotografias de alguns meses de 2012.
Marco Geodésico do Pessegueiro (622 metros de altitude)
A série de caminhadas Pontos Altos, tendo como destino os marcos geodésicos teve mais alguns desenvolvimentos.
No dia quinze de dezembro parti para mais uma etapa. O destino era mais um marco geodésico próximo de Freixiel. No dia anterior tinha chovido copiosamente e foi com satisfação que verifiquei que o dia estava agradável, com algumas nuvens, mas bastante sol.

Estrada de Vieiro (N214) enfim composta
 Decidi explorar um percurso novo, nunca percorrido, mesmo sem saber se existiria um caminho. Das traseiras do edifício da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Vila Flor e Ansiães C.R.L. procurei um caminho para chegar às Olgas. de perto da pedreira sai um caminho que acompanha de perto o ribeiro dos Brunhais, e segui por ele. Tudo corria bem, apesar do muito lixo que existe por todo o lado. É impressionante mas a cada ano que passa a quantidade de lixo espalhado ao longo dos caminhos é maior.
Vale com Freixiel à esquerda e a serra à direita
O caminho que segui não tinha continuação e fiquei no meio de nada, sem grande vontade de voltar para trás. felizmente só foi necessário percorrer algumas dezenas de metros para encontrar alguns lameiros e descer por eles até encontrar um caminho no fundo do vale, ali pelo Borralho.
Carvalhos ainda com as cores outonais
A água corria abundantemente pelo meio do lameiros e entretive-me a fotografá-la. Pouco depois encontrei um caminho, e um ribeiro ao lado dele. Acompanhei o curso de água até que, a certo momento a água desapareceu! Pareciam artes mágicas, uma enorme quantidade de água desaparecia como que por magia! Voltei para trás para investigar o que se passava e decifrei o enigma: o ribeiro estava seco para jusante, a água estava agora a chegar, preenchendo, pouco a pouco o leito do ribeiro fazendo-o correr. Nunca tinha apreciado este fenómeno.
Cogumelo num sobreiro
No fundo do vale o ribeiro dos Brunhais encontra-se com outro que passa junto à aldeia de Samões, e um pouco mais abaixo com um terceiro, que começa a formar-se junto a Carvalho de Egas, com o nome de Ribeira do Vimieiro. Os três cursos de água formam a Ribeira da Redonda que ainda recebe mais um curso de água vindo do Pelão, já mais próximo da Aldeia de Freixiel.
Não eram os cursos de água que me interessavam. Encontrei alguns cogumelos, uns desconhecidos outros comestíveis, mas já bastante deteriorados pelas águas da chuva.
Ribeira dos Brunhais a começar a correr
Subi à estrada N314, perto do cruzamento de Freixiel. Para subir ao cume do monte à direita (622 metros de altitude), tinha três hipóteses: contornar o monte e subir por norte; percorrer a estrada até à pedreira e subir ao longo dos seus limites vedados ou tentar a subida direta, procurando aproveitar algum acesso a algumas oliveiras que se veem a meio da encosta. Claro que escolhi a terceira alternativa. Tratou-se de mais um percurso novo para mim, sem saber se me levaria ao cume do monte ou não. Sei que existe perto da estrada um conjunto de insculturas rupestres, mas não conheço a sua localização, sendo muito difícil encontrá-las nestas condições.
Estrada do Vieiro, impecável, mas com uma lixeira à esquerda
O caminho de acesso às oliveiras sobe terrivelmente, mas era isso que eu pretendia. Já perto do topo o caminho acabou num espaço ocupado com oliveiras e vinha. Estava próximo do topo e segui pelo meio das giestas, encontrando algumas formações rochosas dignas de serem fotografadas.
No topo do monte caminha-se facilmente. O local já era meu conhecido. Uma das vezes que por ali passei foi em fevereiro de 2007, nessa altura em BTT.
Mais uma rocha curiosa das muitas que encontrei
O marco geodésico  do Pessegueiro está partido a dois terços. Em 2007 parecia pintado de fresco, embora já partido, mas agora tinha um completo aspeto de abandono (tal como todos os outros). Estes vértices deixaram de ser utilizados e, por isso, vão acabar por ser todos abandonados não sendo mais do que recordações, dentro de uns anos. 
É complicado subir à rocha que serve de base ao marco, tanto mais que está rodeada de silvas. A paisagem em redor é admirável, conseguindo avistar-se termo de vários concelhos vizinhos a norte do rio Tua. Mais próximo é a aldeia de Freixiel que chama a atenção, aninhada no fundo do vale que se estende em várias direções.
Charco numa rocha, com a aldeia de Freixiel ao fundo
A manhã já ia longa e estava na altura de pensar no regresso. Não dispunha de tempo para regressar a pé a Vila Flor. Pedi pelo telefone que me viessem buscar  junto da entrada pedreira, que é também o início do caminho que dá acesso à Quinta do Reboredo, unidade de turismo rural.  Enquanto me deslocava para o local de encontro "esbarrei" com uma cobra na berma do caminho! Estava frio, mas o tímido sol foi suficiente para fazer com o que o animal de sangue frio se arrastasse para fora do seu buraco na ânsia de aproveitar o pouco calor que dele irradiava.  Parecia bastante "dormente" mas também não a importunei muito.
Cobra a apanhar banhos de sol
Este percurso teve extensão de perto de 11 km. Foi interessante por que deu para verificar in loco o estado da natureza em pleno inverno. Os cogumelos, as pastagens, os cursos de água, a vegetação, todo um conjunto de elementos que ganham características bem diferentes ao longo das estações.Não avistei o melro-azul, ave que sei que habita o terreno rochoso por onde passei. Foi também um percurso que bastante exploração porque segui um trajeto nunca por mim explorado (talvez 50% do trajeto).







--
Publicada por Blogger às À Descoberta de Vila Flor a 2/12/2013 01:17:00 AM

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

[À Descoberta de Alfândega da Fé] Em 2013 Carnaval vai recuperar Queima do Entrudo

As festividades alusivas ao Carnaval saem à rua, em Alfândega da Fé, entre 8 e 12 de fevereiro. As comemorações abrangem, assim, o fim de semana que antecede o dia de Carnaval e culminam no dia 12 com a Queima do Entrudo. Esta é uma das tradições associadas a esta quadra festiva, que a Câmara Municipal quer ver recuperada.

A destruição pelo fogo do Entrudo era um dos pontos altos do Carnaval na sede do concelho, simbolizava também a passagem a um novo ciclo, servia como uma purga para os males, anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. Um rito que, este ano, Alfândega da Fé volta a celebrar. Para além disso, vai ter lugar o já tradicional Cortejo de Carnaval, que vai realizar-se no domingo gordo (10 fevereiro) e terça –feira (12 fevereiro). Os Cortejos prometem a habitual folia e sátira, procurando envolver toda a comunidade nestes festejos. A ideia é que todas as freguesias se façam representar, principalmente, no desfile de domingo, deixando espaço para que a terça-feira de carnaval continue a ser celebrada em cada freguesia.

A juntar a tudo isto o habitual desfile das escolas do concelho (8de fevereiro) e o Jantar/Baile de Carnaval no Hotel & SPA (11 fevereiro).

Neste fim de semana de folia outras iniciativas marcam a agenda cultural Municipal, como a exibição na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, no dia 9 de fevereiro, de duas peças de teatro. Os espetáculos são do grupo de Teatro Amador Mondinense e têm destinatários diferentes. À tarde (15h) a peça infantil "Passos de música, caminhos de água", direcionada para crianças, às 21.30h, para o público geral, sobe ao palco "O Bordel", uma adaptação inédita da obra "Os Pintores não têm Recordações", de Dário Fo.

O programa detalhado do Carnaval 2013 será divulgado oportunamente.


--
Publicada por Blogger às À Descoberta de Alfândega da Fé a 1/18/2013 07:14:00 AM

[À Descoberta de Vila Flor] Gala Cantar os Reis 2013 (4)

Gala Cantar os Reis 2013 em Vila Flor.
Grupos de Seixo de Manhoses e Grupo de Música Tradicional da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor.

--
Publicada por Blogger às À Descoberta de Vila Flor a 1/18/2013 03:10:00 PM

sábado, 12 de janeiro de 2013

[À Descoberta de Vila Flor] Gala Cantar os Reis 2013 (3)

Pequeno vídeo com excertos da atuação do grupo representante de Vale Frechoso.

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Vila Flor a 1/12/2013 01:05:00 a.m.

[À Descoberta de Vila Flor] Gala Cantar os Reis 2013 (3)

Pequeno vídeo com excertos tas atuações da Carvalho de Egas (Alegre Atitude) e do Freixiel (Os Pelões).

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Vila Flor a 1/11/2013 03:01:00 p.m.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

[À Descoberta de Miranda do Douro] Festa do Menino Jesus em Vila Chã da Braciosa

Festa do Menino Jesus em Vila Chã da Braciosa. Tradição da velha, o bailador e a bailadeira. 6 de Janeiro de 2013.

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Miranda do Douro a 1/09/2013 02:13:00 p.m.

[À Descoberta de Vila Flor] Gala Cantar os Reis 2013 (1)

Pequeno vídeo com excertos tas atuações da Escola de Música Zecthoven e do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor. O vídeo pode ser alargado a todo o ecrã. 

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Vila Flor a 1/09/2013 12:30:00 a.m.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

[À Descoberta de Vila Flor] XIX Gala de Cantar dos Reis em Vila Flor

No dia 6 de Janeiro o Centro cultural encheu-se para receber mais uma gala dos Reis, desta vez a edição 19ª.
Apesar da crise (parece-me que ela já é evidente em tudo) não faltou a alegria e as bonitas canções alusivas ao Reis e às Janeiras.
O número de participações esteve à quem do que já se verificou em anos anteriores. Tenho pena que porque nos habituaram com a sua presença e com a sua alegria, mas compreendo que é difícil manter as aldeias entusiasmadas quando faltam, sobretudo, cada vez mais, as pessoas.
Certo é que não houve lugar para toda a gente se sentar. O Sr. Presidente da Câmara disse no final do espetáculo que as Galas dos Reis sempre foram o momento alto do Auditório. Acredito que sim, juntamente com alguns espetáculos de fados, a que assisti.  Só os participantes devem ter sido algumas dezenas, embora a maior parte dos grupos até se tenha apresentado este ano com menos elementos.
Sem querer tomar partido, uma vez que nem sequer se tratou de um concurso, apontarei aquilo que mais me agradou: gostei do conjunto vocal e instrumental de Freixiel; apreciei as canções de Vale Frechoso, gostei do tradicional do Seixo de Manhoses, apreciei a execução instrumental dos dois grupos séniores de Vila Flor; gostei de ver que o grupo de Carvalho de Egas continua a crescer (este ano também com o primeiro prémio no concurso de Presépios); apreciei a participação dos jovens, sobretudo no grupo da escola de música e do Centro Paroquial.
A apresentação esteve a cargo das mesmas pessoas que o têm feito nos últimos anos. Têm presença e experiência mas o público pareceu-me mais irrequieto e barulhento, parecendo-me pouco atento ao que diziam, foi pena.
Quanto à entrega dos prémios de Montras e Presépios, continuo a não gostar da "receita". Com os recursos multimédia que existem hoje, parece-me impensável que não consigam um a simples fotografia dos vencedores , para mostrar ao público. Aliás acho mesmo que os concorrentes deviam ser dados a conhecer com a antecedência possível, porque quem tem trabalho gosta de receber os prémios, mas já somos tão poucos, se admirarmos as "obras" uns dos outros, já não será mau.
Este ano fiz poucas fotografias. Optei por tentar fazer alguns filmes, sem grandes pretensões, apenas por como experiência. As imagens têm qualidade mas são ficheiros gigantescos! Estou a ter algum trabalho com elas de forma a conseguir colocar alguns trechos on line. À medida que conseguir subi-los, ficaram também disponíveis aqui, no blogue.



--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Vila Flor a 1/07/2013 10:09:00 a.m.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

[À Descoberta de Alfândega da Fé] Exposição "Gravura | a oficina, a técnica o impressor"


EXPOSIÇÃO "Gravura | a oficina, a técnica o impressor" de TOMÁS DIAS
Casa da Cultura, de 8 de janeiro a 5 de maio - Alfândega da Fé

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Alfândega da Fé a 1/03/2013 11:38:00 a.m.

[À Descoberta de Mirandela] Mirandela dá a provar bombons e gomas de azeite


Mirandela, 03 jan (Lusa) -- O concelho de Mirandela vai adoçar os primeiros dias do novo ano com bombons de azeite que prometem engrossar o rol de atrativos da fileira de um dos mais importantes produtos agrícolas transmontanos.
A quem a nova proposta causar estranheza, o presidente da Câmara, António Branco, garante já ter provado e que "são bastante bons" estes novos bombons e gomas de azeite que o VIII Festival de Sabores de Azeite Novo vai dar a provar durante a próxima semana, em Mirandela.
A iniciativa dedica um dia a demonstrar que "o azeite é dos produtos que melhor liga com o chocolate" e que desta relação estará prestes a surgir uma nova área de negócio, segundo adiantou o autarca, que é também presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD) e responsável pela organização do festival.

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Mirandela a 1/03/2013 07:22:00 p.m.