sexta-feira, 27 de novembro de 2015

[A Linha é Tua] Respostas a algumas questões


Resposta a algumas questões que me chegaram via formulário da página no Facebook - A Linha é TUA.

- É preferível fazer a caminhada de Fiolhal para Brunheda ou de Brunheda para o Fiolhal?
São múltiplos os fatores que podem influenciar a escolha mas há alguns que me levam a preferir começar a caminhada em Fiolhal: a caminhada é bastante longa e pode tornar-se cansativa; tira-se muito mais prazer (e fotografias) nos primeiros quilómetros e o entusiasmo vai diminuindo; o percurso da Linha ao Fiolhal é muito esgotante para final da caminhada, principalmente se fizer calor:

- É necessário fazer todo o percurso entre Fiolhal e Brunheda ou podemos desistir noutro apeadeiro?
Entre Fiolhal e Brunheda o único acesso por carro ligeiro à linha é em S. Lourenço (ao 16.ºKm). Desistir em Tralhariz, Castanheiro ou Tralhão obrigaria a uma íngreme longa e caminhada até se ter acesso a uma estrada.

- Há algum taxista que possa ser contactado em caso de emergência?
 O serviço de táxi da Linha do Tua pode ser contactado através do n.º 917534718. Normalmente, existem 2 serviços, um pela manhã e outro ao final do dia.
Número de outros táxis (Carrazeda de Ansiães) 278 617351 / 964054167 / 966796765.

- Qual é o troço da Linha mais bonito?
Gostos não se discutem. A linha é muito diferente desde Foz-Tua a Mirandela e depende muito das estações do ano e do estado do tempo. Pela paisagem única, recomendo a parte que se calcula que venha a ficar submersa Fiolhal – S. Lourenço (16km). Para Caminhadas mais curtas Brunheda- Abreiro (9 Km) ou mesmo Abreiro-Ribeirinha (3,5 km).

- Quais os cuidados a ter nas caminhadas?
Caminhar em locais isolados de difícil acesso deve ser feito de forma muito cautelosa e nunca por pessoas isoladas. Não são necessárias lanternas para passar os túneis, e as pontes e viadutos são de pouca altitude (mas mesmo assim há pessoas que sentem fobia). O maior perigo é o de entorses ou quedas. Caminhar sobre a gavinha não é muito agradável e fazê-lo sobre as travessas também não. As travessas quando molhadas tornam-se muito escorregadias. São aconselhadas botas fortes e confortáveis. Em tempo quente é necessário transportar muita água. Os poucos pontos de água existentes vão-se perdendo e é melhor nem contar com eles.

--
Publicada por Blogger às A Linha é Tua a 11/27/2015 09:33:00 da tarde

Sem comentários: