Dia 24 de Agosto é feriado municipal em Vila Flor e, também por isso, a população das diferentes freguesias deslocou-se em massa para a sede de concelho, onde também puderam visitar a IX TerraFlor, Feira de Produtos e Sabores do concelho de Vila Flor. Isto é, não esquecendo a fé, que também é um dos motivos porque muita gente se desloca a estas festas. S. Bartolomeu é o patrono da vila e os crentes do concelho têm-lhe muita devoção.
A cerimónias religiosas iniciaram-se com a celebração da Eucaristia às onze horas e terminaram com a realização da procissão que teve lugar às seis da tarde.Integraram a majestosa procissão um vasto conjunto de andores ricamente enfeitados com flores naturais as imagens mais significativas da igreja matriz da vila e da igreja da Misericórdia, mas também outras que mais raramente são vistas pela população. É o caso de Nossa Senhora da Lapa, S. Sabastião, S. Luzia e Nossa Senhora da Encarnação.
A Banda Filarmónica da ACR de Vila Flor marcou o ritmo e a procissão percorreu as principais ruas da vila que estavam apinhadas de gente.
À noite houve animação musical com as atuações do Grupo de Música Tradicional da ACR Vila Flor e do Grupo Musical Norte Música.
Para terminar o dia das festas de S. Bartolomeu, realizou-se um grande espetáculo de fogo de artifício à meia noite.
--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 8/27/2011 03:54:00 PM
1 comentário:
Aníbalamigo
Vai para duas semanas estive em Vila Flor - e adorei, tal como o nordeste transmontano. Sediado em Felgueiras, ali à beira de Torre de Moncorvo, fui de Vila Nova de Foz Côa - as gravuras emocionaram-me, humedeceram-me os olhos - até Bragança comer um lombo de javali com castanhas.
Bendita terra e bendita gente. E benditas curvas. Pedi, até, às autoridades regionais que me seja passado diploma/atestado de curvador encartado.
Na minha Travessa - que poderá também ser tua - já comecei a publicar umas coisas sobre Trás-os-Montes. Um jornalista, ainda que reformado..., nunca se reforma
Abç
Enviar um comentário