quinta-feira, 1 de julho de 2010

[A Linha é Tua] Cinema itinerante nas aldeias do Rio Tua

O GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, em conjunto com a Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua, a COAGRET, Coordenadora de Afectad@s pelas Grandes Barragens e Transvases – Secção Portuguesa e o Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT), irá dinamizar um ciclo de cinema itinerante pelas aldeias ribeirinhas do Rio Tua, na região de Trás-os-Montes.

Quem desejar apoiar este projecto, que irá decorrer durante o mês de Julho de 2010, poderá fazê-lo através de um Donativo por PayPal ou para o nosso NIB 0035 0298 00006902130 27 (Conta do GAIA Lisboa na Caixa Geral de Depósitos). Ao fazer o donativo, informe-nos do mesmo através no nosso email, gaia@gaia.org.pt, e diga a que fim se destina, no caso o Cinema Itinerante. Para que possamos passar-lhe o recibo não se esqueça de fornecer os seus dados pessoais. Mais informação em Apoia!
*
Neste ciclo iremos percorrer as várias aldeias da região, projectando um documentário sobre a linha de comboio do Tua, ao qual se seguirá uma conversa com as pessoas presentes, de forma a conhecer o sentimento das populações locais acerca desta linha de comboio centenária.

O documentário será projectado na rua, após o pôr-do-sol, retomando uma actividade que antigamente acontecia nestas aldeias. A rua como local de projecção tem também como objectivo facilitar a presença de toda a gente que deseje visionar o documentário, pois a rua é por definição o local onde a vida da aldeia decorre, o local predilecto de interacção social, aberto a qualquer pessoa.

Este posicionamento na rua, ao ar livre, possibilita que o debate que se deseja após a projecção do documentário seja aberto e transparente, acessível a qualquer pessoa. Durante o debate pretende-se incitar a população a partilhar os seus sentimentos sobre a linha de comboio do Tua, que vivências nela tem, que recordações lhe traz, que perspectivas lhe sugere.

O debate pretende também que as pessoas possam demonstrar o seu contentamento ou desagrado com a potencial barragem de Foz Tua, num ambiente de diálogo informativo e construtivo. O processo deseja-se participativo, de forma a que a cada pessoa seja possível construir o seu próprio conhecimento e torná-lo depois vivo, adquirindo a confiança necessária para o fazer chegar a quem toma as decisões políticas na região.
Com base em visitas anteriores aos Rios Tua e Sabor e respectivo contacto com habitantes locais, antevemos uma óptima experiência de partilha, apoiada na enorme hospitalidade que estas populações demonstram. Iremos dando conta dessa experiência aqui na página do GAIA, em gaia.org.pt/cineitinerante, sendo que sempre que se justifique colocaremos a informação na página principal.

As primeiras projecções serão nas Aldeias do Castanheiro (6ªf, 02 de Julho) e da Brunheda (Sábado, 03 de Julho). Apareçam!
 


--
Publicada por Xo_oX em A Linha é Tua a 7/01/2010 06:08:00 PM

Sem comentários: