segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] Peregrinações – Capela de Santa Cruz (Nabo)

Já distante o dia 21 de Novembro em que fiz uma memorável caminhada ao Nabo, mas, foi tão emocione (e não só), que não posso deixar de partilhar algumas dessas imagens e emoções captadas ao longo de alguns quilómetros por caminhos por muito poucos percorridos.
Mais uma vez tive a companhia do colega de trabalho e ultimamente de caminhadas, Helder Magueta.
Partimos de Vila Flor ao início da manhã, num dia fresco e cinzento, mostrando-se pouco convidativo para passeios na natureza. O destino da "Peregrinação" seria a Capela de S. Cruz, mas pretendíamos aproveitar para visitar a nova Barragem, a Pala do Conde e o cabeço de Nossa Senhora do Carrasco. Pelo caminho também pretendíamos passar por locais interessantes de visitar como o Arco ou a aldeia abandona do Gavião.
Caminhar por locais assim, é uma verdadeira aventura. Nunca sabemos o quê ou mesmo quem vamos encontrar, mas por isso é que este Blogue se chama À DESCOBERTA....

A primeira paragem aconteceu na Fonte do Olmo, junto ao novo Estádio Municipal. É um local que visito com frequência na Primavera, à "caça" de flores, insectos (e cobras!) e que fica no caminho para o Arco. Passámos junto ao cemitério, onde algumas pessoas já cuidavam das sepulturas dos seus familiares; atravessámos toda a aldeia, de cima abaixo. Em todas as portas e esquinas havia garrafas e garrafões cheios de água! Estou em crer que os cães, no Arco, terão muita dificuldade em fazerem as suas necessidades, uma vez que (julgo) toda essa água se destina a demove-los de urinarem nos locais.
O percurso até à aldeia abandonada do Gavião é a subir mas com uma paisagem deslumbrante. Mas não foi só a vista em direcção ao vale que nos agradou, os medronheiros que crescem em matagais por uma vasta área apresentavam frutos maduros, para comer, e vistosos, para fotografar.
Também as ruínas das casas da pequena aldeia são sempre um desafio para a fotografia e nem mesmo a vontade de seguir caminho me impediu de fazer alguns disparos tentando captar a alma do local, a preto e branco, é claro.
 As descidas são sempre agradáveis e quando iniciámos o percurso em direcção ao Nabo a progressão foi rápida. As coisas não são bem como parecem e, muito tempo a descer, acaba por ser tanto ou mais cansativo do que caminhar a subir.
 Pelo caminho fomos surpreendidos por vários alimentadores para perdizes e até perdizes que nos deixaram aproximar a poucos metros de distância! Também fomos apanhados por uma chuvada que algumas nuvens escuras despejaram sobre nós, mas estávamos preparados para enfrentar o mau tempo e nada nos fez parar.
Passámos a poente da aldeia e continuámos em direcção a sul, bem ao coração do vale, onde se situava a antiga fortificação de Godeiros.
 Foi a primeira vez que ali estive desde que a barragem do Arco e do Ribeiro Grande foi concluída. Num dos meus primeiros passeios em Junho de 2007 percorri toda esta área à procura de vestígios arqueológicos. Havia imensos, até para um leigo como eu. No âmbito da construção da barragem foram feitos estudos arqueológicos em Godeiros e no Monte Couquinho.
Os especialistas encontraram vestígios desde a época contemporânea até à época proto-histórica. Muitos fragmentos cerâmicos medievais e romanos. O alto de Godeiros, onde se elevaria a torre de vigia escapou, mas as partes mais baixas forram alagadas pelas águas da barragem.
 Felizmente o nível da água estava bastante baixo e ainda podemos ver os locais onde foram feitas prospecções arqueológicas. Também a fraga conhecida como a Pala do Conde, sobre a qual foi escavada uma sepultura, estava acima do nível da água. Foi muito interessante voltar a este local.
 O Nabo estava ainda muito distante, bem como a capela de Santa Cruz. Já com alguma vontade ao almoço iniciámos o caminho que nos conduziria à aldeia.

Junto ao caminho encontrámos a antiga capela de Santa Cruz ou de Nossa Senhora da Conceição. É uma construção muito simples. O elemento mais curioso no local é mesmo o elegante cruzeiro que se encontra em frente à capela.
 Satisfeitos por chegarmos ao objectivo da nossa caminhada, restava-nos caminhar mais um pouco até alcançarmos o povoado, onde o carro de apoio, nos veio buscar. A curiosidade levou-nos ainda ao cimo da aldeia, à Nossa Senhora do Carrasco, de onde seguimos até à igreja Matriz. Aqui, já exaustos e esfomeados, esperámos pelo "resgate", que não demorou a chegar.
 Esta caminhada de uma manhã (e quase meia tarde) foi cansativa mas repleta de locais interessantes e contrastes de cor. Foram 15 quilómetros que não me importo de repetir no futuro.

--
Publicada por Xo_oX em À Descoberta de Vila Flor a 1/24/2011 01:47:00 AM

Sem comentários: