quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] Freguesia Mistério 44

A Freguesia Mistério n.º43 decorreu durante o mês de Janeiro. A questão centrava-se no painel de azulejos que decorava uma fonte. Na altura chamei à atenção para o facto de a fonte já não ser nova, mas a aplicação dos azulejos sim. Eu próprio fiquei surpreendido quando os vi, porque tinha fotografado a fonte sem os azulejos. Sem saber bem porquê, a tendência dos votos inclinou-se para a freguesia de Seixo de Manhoses, que não era a resposta correcta.
 A resposta correcta era Vale Frechoso. Não tenho a certeza se aplicação dos azulejos foi em 2009, mas em 2007 eles não estavam ali. A fonte, situada junto à igreja matriz, tem gravado ano de 1933.  O conjunto tem várias cenas, de onde destaquei uma. Talvez mais tarde mostre o resto dos azulejos.
Dos 14 participantes válidos, 5 escolheram Seixo de Manhoses. Vale Frechoso não foi apontado nem sequer por um participante!
 Foi esta a distribuição dos votos:
Benlhevai (1) 6%
Carvalho de Egas (1) 6%
Nabo (2) 13%
Seixos de Manhoses (5) 31%
Valtorno (1) 6%
Vila Flor (1) 6%
Vilarinho das Azenhas (1) 6%
Vilas Boas (2) 13%
O desafio do mês de Fevereiro, já a decorrer,  pretende ser um dos mais fáceis de todos os já colocados. Em vez de um cruzeiro, umas alminhas, fonte ou capela, escolhi uma parte da própria aldeia, que mostra a torre da igreja. Como se pode ver na fotografia em miniatura, trata-se de uma torre sineira lateral, quadrangular. Parece-me bastante fácil.
Quem ainda não participou, ainda o pode fazer.
A Freguesia Mistério n.º44 vai ficar disponível até ao fim do mês de Fevereiro, recolhendo as opiniões de quem quiser participar.

Qual é a freguesia apresentada na fotografia?

--
Publicada por Xo_oX em À Descoberta de Vila Flor a 2/17/2011 10:25:00 PM

Sem comentários: