segunda-feira, 19 de setembro de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] Flor do Mês - Setembro 2011

Uma das coisas que vou recuperar de anos anteriores é a Flor do Mês. Durante os anos de 2008 e 2009 escolhi uma flor representativa de cada mês, quase sempre selvagens, quase sempre abundantes e conhecidas. Além da dificuldade que tive em encontrar representantes para todos os meses do ano, também não foi fácil a identificação da espécie. Mas À Descoberta é isso mesmo, ir à procura, saber um pouco mais. Fotografar a natureza dá-me imenso prazer e as flores são dos elementos mais belos coloridos e perfumados que se podem encontrar. Não sei se vou encontrar uma Flor do Mês para mais este ciclo de Setembro a Setembro, mas a preocupação para o conseguir será mais um reforço para sair pelos campos, em longos ou pequenos passeios, de olhar atento e câmara em riste.
A representante do mês de setembro acabei de a fotografar há alguns minutos atrás. Bastou-me sair a porta de casa para aparecer o primeiro exemplar, mas, no final da rua, encontrei imensas plantas, todas elas com bastantes flores.
A Flor do Mês de Setembro é conhecida pelo nome de Tágueda (Inula viscosa (L.) Aiton), mas tem muitas outras designações (Énula-peganhosa, Erva-dificil-cheirosa). Basta um olhar para verificarmos algumas semelhanças com os mal-me-queres ou com a camomila. São plantas da família das compostas (agora Asteraceae), que têm flores muito fáceis de identificar.
Esta espécie é abundante em todo o país e é típica do mediterrâneo. Pertence a um grupo de plantas conhecidas por ruderais, que têm como característica comum instalarem-se com facilidade em ambientes fortemente alterados pela atividade humana como taludes, aterros, berma dos caminhos, etc.
A floração começa em Junho e prolonga-se até Outubro. Chama à atenção a forma como esta planta se mantém verde (e em flor) quando à sua volta tudo seca com o calor do Verão.
Além dos atributos peganhosa, viscosa, cheirosa, as designações em Espanha apontam-na como mata-mosquitos, mata-moscas, mata-pulgas. O aroma que liberta é agradável para uns, desagradável para outros (eu sou neutro). Encontrei algumas borboletas e abelhas a alimentarem-se nas suas flores (há poucas alternativas nesta época do ano). Dada a sua longa floração estival tem interesse para a manutenção das colmeias mas o mel a que dá origem não é muito apreciado.
A utilização medicinal da planta está registada ao longo da história em várias regiões. Os romanos, os árabes e os hebreus conheciam-na bem: tratamento das dores reumáticas, como cicatrizante ou até a utilização das folhas secas como o tabaco!
A utilidade desta planta não se fica por aqui. A sua utilidade mais curiosa está ligada à luta biológica e à utilização como inseticida vegetal. A designação de olibarda (em castelhano), está ligada ao reconhecimento do efeito benéfico que a existência desta planta tem na diminuição da mosca-da-azeitona. Não é fácil compreender a relação, mas são insetos que parasitam a tágueda que vão atacar a mosca-da-azeitona. A natureza surpreende-nos com a mais pequena erva da borda da estrada.

Deixo uma lista das Flores do Mês a que dei atenção em anos anteriores.

2009
2008


--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 9/19/2011 09:05:00 PM

Sem comentários: