segunda-feira, 5 de setembro de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] Parabéns! Cinco anos À Descoberta...

 É verdade, o Blogue completou cinco anos de existência. Os dias passam e somam semanas, as semanas meses e os meses anos. O blogue vai somando fotografias, palavras e visitantes. O objetivo principal mantêm-se inalterável: descobrir o concelho de Vila Flor, no terreno, percorrendo estradas caminhos e montes em busca das paisagens, das ruínas, dos rostos que fazem de recanto do nordeste um paraíso natural. Ao mesmo tempo são descobertas as palavras, livros de vilaflorenses que não se cansam de cantar a sua terra, que também eles descobriram.
 O quinto ano teve como novidade principal as caminhadas, a que chamei Peregrinações. A primeira teve lugar precisamente há um ano atrás e levou-me ao Vilarinho das Azenhas. Seguiram-se mais 25 caminhadas, distribuídas ao longo do ano, com as mais variadas condições atmosféricas. Descobrir o concelho a pé foi fantástico! Só assim se mantém a velocidade necessária para poder ver o que se vai encontrando ao longo do caminho. Estas Peregrinações tiveram mais duas características: a primeira foi a companhia do meu colega e amigo Helder Magueta, a quem agradeço muito. A sua companhia serviu de incentivo e seu interesse pelas rochas, flora e fauna, o seu gosto em conversar, foram elementos que contribuíram para um olhar e um contacto mais próximo, mais rico. A segunda característica, principalmente quando caminhei sozinho, foi a música. Comei a levar um leitor de MP3 com música e apercebi-me que a música dava uma outra dimensão a tudo o que via. É como ver um filme, com paisagens deslumbrantes e com um fundo musical que nos leva a viajar, quase voar, sobre as coisas, abandonando a nossa limitação corporal.
 No que diz respeito às notícias tentei manter um equilíbrio. Agora que as pessoas me conhecem, gostam (quase exigem) que eu esteja presente em muito do que acontece no concelho. Este blogue não pode tornar-se um depósito de notícias sobre o concelho. Como o que eu ganho é o simples prazer de conhecer e do contacto com as pessoas, não posso ceder à pressão de me tornar num pseudo-jornalista. O que escrevo no blogue é sempre uma visão pessoal, não são notícias.
 Ao longo deste último ano, para além das Peregrinações,  marcou-me: a homenagem a o Dr. Cabral Adão, em Setembro; o estudo que fiz sobre os cogumelos selvagens que se apanham na região e que espero continuar este Outono; o cantar dos Reis (são um momento único de contacto com a população do concelho); as amendoeiras em flor (este ano não publiquei muitas fotografias, mas fiz alguns passeios interessantes); a Páscoa (que este ano tentei acompanhar na Vila e nos livros que a descrevem noutros tempos); a TerraFlor (não estive todos os dias, mas participei no máximo possível).
 O meu tempo livre é cada vez menos e recorro-me da noite. Escrevo a altas horas da madrugada e nem sempre como deve ser. Por vezes os textos saem com gralhas e com falta de letras e palavras (agora com o acordo ortográfico a coisa complica-se). Com todas as limitações fiz perto de 150 postagens e recebi 185 comentários. Como comentadora mais presente não posso deixar de agradecer à Transmontana. É uma voz amiga e um incentivo À Descoberta. Publiquei perto de 600 fotografias, das 15400 que tirei.
A vertente BTT esteve arredada deste quinto ano de percursos. Fiz 60 km em bicicleta (2056 km nos 5 anos) e 373 km a pé (não contabilizei os dos anos anteriores).
 Como incentivo refiro os milhares de visitantes que o blogue continua a receber, 50 000 no último ano, e as muitas mensagens de emails que recebo. A limitação de tempo não me permite responder como desejaria, mas leio tudo com atenção, quase no momento em que escrevem, e aprecio muito que me escrevam ou que comentem no blogue.
E para o futuro? Tenho algumas ideia alinhadas. O importante é manter o entusiasmo. Com o passar dos anos as novidades, os pontos de interesse vão diminuindo. Pretendo regressar ao BTT, continuar a percorrer o concelho, a visitar o museu, a ler e dar a conhecer os livros que os vilaflorenses escreveram. Não faço grandes promessas para além da minha vontade de continuar À Descoberta de todo o concelho. Não é a minha terra natal, mas é a terra que vivo e todos os momentos são únicos.

Números do 5.ºano:
Páginas vistas - 92 132
Visitantes - 49 912
Comentários - 185
Postagens - 150
Km percorridos em BTT - 60
Km percorridos a pé - 373
Fotografias tiradas - 15 400
Fotografias publicadas - 584

Números totais (5 anos):
Páginas vistas - 508 898
Visitantes - 204 890
Postagens - 842
Km percorridos em BTT - 2 056
Fotografias tiradas - 95 475


--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 9/05/2011 06:14:00 PM

Sem comentários: