quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

[À Descoberta de Vila Flor] Freguesia Mistério n.º54

A Freguesia Mistério n.º53 esteve a votos durante o mês de Novembro de 2011. Estava representada por uma imagem, ao ar livre, de Cristo Rei. Tive o cuidado de isolar a estátua de modo a deixar pouco espaço à volta que fornecesse algumas pistas extra. Mesmo assim, 5 das 10 respostas dadas (50%) foram na direção certa, apontando Samões como a Freguesia Mistério.
Os votos ficaram assim distribuídos.
Roios (1) 10%
Samões (5) 50%
Seixos de Manhoses (1) 10%
Vilas Boas (3) 30%
Desconheço se existem em Roios alguma imagem semelhante, mas, já mostrei há algum tempo uma imagem com algumas semelhanças em Seixo de Manhoses, mas trata-se do Cristo Rei com os braços abertos (também já foi a fotografia de um desafio).
A imagem do Cristo Rei faz parte de um conjunto arquitetónico que tem como elemento central a capela de Nossa Senhora de Lurdes. Este conjunto situa-se junto da estrada nacional, mesmo ao lado do Jardim-de-infância. É um local frequentado pelo jovens, nas tardes de fim-de-semana, principalmente no verão. Embora a imagem não seja a mais conhecida como Cristo Rei, é muito usada pelos católicos e por outros cristãos, com diferentes interpretações. Ajudam na identificação da imagem, o cetro, do lado esquerdo e a coroa, junto aos pés, do lado direito. Há uma placa em mármore que evoca o benemérito Eduardo Augusto Gonçalves, promotor das obras no local.
O desafio que se segue representa mais uma vez uma aldeia. A fotografia está em ponto pequeno e apenas se vê parte da aldeia em perfil. Um olhar atento deteta sempre elementos que ajudam na identificação. mesmo para quem nunca viajou pelas aldeias do concelho, as mais de 2000 fotografias que já foram colocadas neste blogue são uma boa base de dados para ajudar na identificação.
Participe, dando o seu palpite na margem direita do Blogue.
Qual é a freguesia que a fotografia mostra?

--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Vila Flor a 12/15/2011 07:07:00 AM

Sem comentários: