terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

[À Descoberta de Carrazeda de Ansiães] À Descoberta de Seixo de Ansiães (2/3)

Continuação de: À Descoberta de Seixo de Ansiães (1/3)
Para norte segue a estrada CM1142 que conduz ao campo de futebol e ao cemitério e que depois segue para Besteiros com ligação a Fontelonga (agora com o pavimento recuperado). Em sentido contrário volta-se ao centro da aldeia pela rua do Arieiro, passando junto à sede da Junta de Freguesia. Mas, entrando pela rua da Lameira conhece-se outra vertente da aldeia. Nesta zona as construções são mais recentes e as ruas mais largas. Há um conjunto de ruas paralelas denotando já algum planeamento no seu traçado, coisa pouco habitual nas nossas aldeias. O ponto mais alto, o Calvário sugere a existência de algum símbolo religioso, que ninguém me confirmou. Foi, em tempos, uma das muitas eiras da aldeia, onde se fazia a debulha do cereal.
A rua do Nicho segue em direção à saída da aldeia onde se encontra um bonito recanto constituído por um nicho em granito, com a imagem de Nossa Senhora dos Caminhos e parte de um lagar de azeite. O nicho foi construído há algumas décadas atrás mas o arranjo do espaço foi feito em 2007.
Percorridas algumas dezenas de metros ao longo da estrada municipal 632 é a altura de conhecer a área situada à direita desta estrada, que corta a aldeia em duas. Seguindo pela rua do Loureiro encontram-se, além de bonitos exemplares de habitações, umas antigas alminhas, em granito, aparelhado, já sem qualquer retábulo mas que ainda apresenta vestígios de pintura. É uma peça única, que aparece um pouco desenquadrada embutida numa parede recente. É bem possível que este não seja o seu local primitivo.
Em direção à saída para Beira Grande pode-se admirar mais um cruzeiro, semelhante ao que se encontra mo início da rua da Tapada. Em sentido contrário fica a rua do Pereiro onde se encontra mais um elemento do património edificado que orgulha os residentes, é o Chafariz. É uma segunda fonte arcada.
 Curiosamente a curta distância fica a rua da Fonte Nova. Uma busca pela fonte será infrutífera, mas nem sempre foi assim. Existiu outra fonte nessa rua. A sua localização está assinalada por uma pequena cruz numa rocha da parede. É também pela rua da Fonte Nova que se pode chegar à fonte das Calçadas, local com uma bela paisagem e com uma das lendas mais curiosas de Seixo de Ansiães. Junto desta fonte está a figura de uma ferradura gravada na rocha. Reza a lenda que esta marca foi deixada pelo cavalo do diabo quando este aí apoiou a patas para saltar para a Ôla, queda de água de mais de trinta metros de altura, um pouco abaixo da povoação do Pinhal do Douro, onde o diabo se queria juntar às feiticeiras que aí habitualmente dançam às sextas-feiras, pela meia-noite.
 Deixando a aventura pelo termo para outra altura, pode seguir-se pela rua do Valado para conhecer mais umas alminhas, estas mais preservadas, exibindo um bonito painel em azulejo policromado. Ainda tem mealheiro! É um dos mais bonitos monumentos do género existentes no concelho. Inicialmente estas alminhas encontravam-se no seguimento da rua do Pereiro, num lugar chamado Sobreira. Era essa a principal via de ligação a Coleja e a Senhora da Ribeira.
Continuando no seguimento da rua do Valado entra-se de novo num dos núcleos mais antigos da aldeia. Na periferia do povoado está a pequena capela do Espírito Santo. É uma construção com origem muito antiga. No séc. XVII houve no Seixo a confraria do Espírito Santo e a capela aparece registada num escrito do século seguinte. Foi-me dito que a capela era utilizada por uma comunidade de judeus que vivia num bairro próximo (rua da Carreira), que se fechava ao exterior com uma pesada porta! Mesmo sendo imaginação, o bairro existe, e é constituído por casas muito humildes. Descobri algumas cruzes gravadas nas ombreiras das portas!
 Não entrei na capela do Espírito Santo. O exterior não apresenta grande valor arquitetónico. É um edifício retangular, revestido e pintado de branco, rodeado por um muro em blocos rusticamente colocados. Destaca-se a sua pequena torre sineira, de um único sino, em arco de volta perfeita.

Continua:
À Descoberta de Seixo de Ansiães (3/3)

--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Carrazeda de Ansiães a 2/07/2012 10:55:00 AM

Sem comentários: