segunda-feira, 9 de maio de 2011

[À Descoberta de Alfândega da Fé] Flora (01) - Aquilégia

Este foi um dos exemplares de Aquilégia que pude fotografar na caminhada que realizei no dia 30 de Abril em plena Serra de Bornes. Os primeiros exemplares encontrei-os no ribeiro em Vila Nova, mas julguei tratar-se de alguma espécie cultivada que se espalhou das hortas em redor. A minha dúvida dissipou-se quando encontrei um pé florido mesmo no alto da serra, perto das antenas, no meio dos carvalhos. Depois de alguma insistência encontrei uma grande quantidade de pés, todos com flores fantásticas como as presentadas na fotografia.
Trata-se da espécie Aquilegia vulgaris L. conhecida como Aquilégia, Columbina, Erva-pombinha, Luvas-de-Nossa-Senhora, Viúvas, etc. Questionei algumas das pessoas presentes na caminhada sobre o nome que teria localmente. Responderam-me sininhos, mas sem grande convicção.
Trata-se de uma planta da família das ranunculáceas, originária da Europa e que se desenvolve em matos, matagais e relvados húmidos. A floração acontece entre Maio e Julho.
Já foi usada no passado como planta medicinal, mas, na actualidade, há varias variantes com flores de muitas cores que são usadas como plantas decorativas nos jardins.
Foi a primeira vez que fotografei esta espécie.

--
Publicada por Xo_oX em À Descoberta de Alfândega da Fé a 5/08/2011 06:36:00 PM

Sem comentários: