domingo, 18 de março de 2012

[À Descoberta de Carrazeda de Ansiães] O Blogue completou 5 anos!

O blogue À Descoberta de Carrazeda de Ansiães completou 5 anos de existência esta semana. Cinco anos não é muito em anos humanos mas em anos de "blogues" é bastante, uma vez que não é fácil manter o interesse (e com interesse) no projeto durante tanto tempo.
Apesar de não ser o eu primeiro do género, antes vindo no seguimento do À Descoberta de Miranda do Douro e À Descoberta de Vila Flor, como meu concelho natal, Carrazeda de Ansiães ocupa e sempre ocupará um lugar especial na minha vida. Tal como eu escrevi na pequena introdução que fiz para o blogue "foi o concelho onde começaram todas as descobertas e ainda tem muito para descobrir".
O blogue é muito pessoal, mostrando a minha forma de olhar o concelho. Podia conhece-lo sem sem criar o blogue, mas tenho as minhas dúvidas se seria a mesma coisa. Eu também preciso de incentivos e partilhar as fotografias, os passeios pelas diferentes aldeias e alguns acontecimentos em que posso participar, são uma "desculpa" que dou a mim próprio para seguir em frente.
O blogue manteve sempre uma postura isenta, afastado de todas as questões políticas que fervilham neste pequeno espaço. Não pondo de lado a crítica, a defesa de alguma causa em que acredito, o ponto forte sempre foi mostrar as belezas do concelho, o património, as pessoas e deixar para outros o troca de palavras azedas e a defesa de interesses que não fazem parte do meu estilo de vida.
Foi por causa do blogue que fui contactado pelo diretor do jornal O Pombal. Desafiou-me a colaborar no jornal e a minha aceitação contou com o pressuposto de que o Blogue ficaria a ganhar e assim aconteceu. Passei a fazer visitas mais regulares a diferentes freguesias do concelho, a adquirir e a consultar livros que falam do concelho ou são escritos por gente que aqui teve a sua origem. São também frequentes as visitas que faço à Biblioteca Municipal, onde tenho sido muito bem recebido.
Uma iniciativa paralela ao blogue aconteceu em Agosto de 2011, em Pombal de Ansiães, com a realização de da exposição de fotografia "Profissões Antigas". Foi um trabalho que me deu muito gozo fazer e que gostava de continuar - quem sabe?
Olhando para os números, só posso sentir satisfação por verificar que os visitantes do blogue foram sempre aumentando. O fato de constatar que  o blogue é visitado diariamente por um grupo de pessoas é também um bom incentivo para eu continuar.  Algumas fazem comentários no blogue, outras escrevem-me diretamente, o feedback sempre foi positivo.
Não faço promessas quanto ao futuro. Tenho muita vontade de continuar À Descoberta de todo o concelho e tudo farei para visitar todas as freguesias dando-lhes o relevo que todas merecem. Algumas têm os seus próprios blogues e sites, mas cada um tem a sua forma de olhar, sentir e mostrar. Tenho um bom relacionamento com a blogosfera do concelho e já ajudei a criar outros blogues. Apesar de tudo, considero que esta forma de comunicar pode ser enriquecedora, para quem escreve e para quem visita. O espaço Internet está cada vez mais povoado de alternativas, mas, a maior parte delas são tão efémeras que as pessoas nem se dão ao cuidado de escrever palavras completas ou olhar uma fotografias durante mais de um segundo.
Agradeço a todos os que me têm apoiado e, já agora, continuem a visitar o blogue.

Alguns números:
79 000 Visitantes
181 000 Páginas vistas
393 Postagens
900 Fotografias
707 Comentários

--
Publicada por Anibal G. em À Descoberta de Carrazeda de Ansiães a 3/18/2012 07:23:00 AM

Sem comentários: