|
Uma estrada, convite à aventura (Vieiro) |
Completam-se hoje 7 anos da existência deste blogue. Parece que foi ontem, mas se comparar a fotografias dos
meus filhos, tirada no dia 5 de setembro de há 7 anos atrás com uma de hoje é que se tem a visão de quanto as coisas e as pessoas podem mudar neste espaço de tempo.
Mas não faz muito sentido falar do início, reportemo-nos apenas ao último ano. Cada ano é único, fruto do Descoberto nos anos anteriores e influenciado pelo dia a dia.
|
Praça da República, Vila Flor |
O Blogue foi sempre um projeto pessoal, muitas vezes quase um diário de do que me foi acontecendo no concelho de
Vila Flor. Por isso isso acho que há duas visões e que ambas se vão alterando: aquela que me diz respeito e aquelas que os visitantes procuram.
|
Ribeira da Cabreira, Freixiel |
No último ano houve poucas novidades que me fizessem vibrar de entusiasmo. Continuei a percorrer os caminhos do concelho, quase sempre a pé, visitando os
Pontos Altos do concelho, que são os marcos geodésicos. Estas caminhadas servem para explorar a fauna e flora, também a geologia, sempre numa vertente fotográfica complementada com alguma investigação, em casa. Isto é que é a razão de ser do Blogue. A maior dificuldade é a escrita, não sendo propriamente um ato de prazer para mim, exige esforço e tempo, sendo difícil conseguir as duas coisas.
|
Artesanato de Vila Flor |
O Blogue, ou os blogues, estão numa fase descendente de entusiasmo, perdendo visitantes a cada dia que passa (havendo algumas mas muito boas exceções). Se por acaso eu publicasse as razões porque as pessoas visitam o blogue, que desde o início tenho acompanhado, muitos ficariam surpreendidos. Muitos dos visitantes chegam por razões que pouco ou nada têm a ver com
Vila Flor, ao contrário do que acontecia nos primeiros anos. Isso significa que os visitantes têm-se alterado.
|
Cogumelos selvagens |
Juntando as duas partes: porque é que eu tenho menos tempo e disposição e porque é que os visitantes estão menos atentos? São as mudanças dos tempos e também da própria Internet. Hoje quer-se tudo pronto, rápido e à medida (esqueci-me de completamente novo). Poucos têm tempo para "desfolhar" blogue, ler mais de 3 linhas de texto seguidas e muito menos para esboçar um pensamento e escrever um comentário que vá para além de um simples clique vulgo like. Todo o mundo se virou para o fenómeno mundial chamado Facebook e o blogue também.
|
Forca, Freixiel |
Paralelamente ao blogue foi criada a página
Vila Flor, concelho. Se o objetivo era chamar a atenção para o Blogue, de repente passou a assumir mais protagonismo do que o próprio.
A publicação é mais fácil, a visualização também, o acesso é mais democrático, então o que é que tem de mal? É muito impessoal e efémero. As fotografias transmitem muita coisa, chegam a muitas pessoas, mas no dia seguinte são história e há que "alimentar" o "monstro". Para complicar as coisas algumas pessoas pensam que a página representa a autarquia (apesar de dizer na descrição "página não oficial") e até me acusam de falta de caráter e ouras coisas piores.A página é pessoal e apartidário, tal como o Blogue.
|
Eu mesmo à procura do melhor ângulo |
O balanço anual mostra alguns números em queda, mas há um que se destaca em alta, o número de fotografias tiradas durante um ano, mais de 24 mil! Até eu fiquei admirado. Há um ano atrás tive azar com um computador novo e perdi alguns meses de fotografias. A minha "vingança" foi tirar ainda mais, mas não recuperei as que perdi.
|
Queijos, um transmontanos, outros nem tanto. Quinta de Valtorinho, Seixo. |
Quanto ao futuro, tal como anteriormente, nada posso prometer. Este é um projeto por paixão, que me leva muito tempo e mesmo algum dinheiro. Se me dá algum prazer, como o que sinto em muitas aldeias, quando me recebem como amigo, também me dá alguns dissabores de que é melhor nem falar. Enquanto o balanço for "positivo", vou continuar a percorrer e a fotografar o concelho, no ensejo de Descobrir as pequenas coisas que me fazem feliz.
Nos últimos anos tenho tido a companhia do amigo
Helder Magueta que continua com vontade de caminhar pelo concelho e nos concelhos vizinhos. Tenho que lhe agradecer pela motivação e companhia.
Gostaria de recomeçar com os meus percursos em BTT, aliando o prazer da fotografia com o da bicicleta, mas é complicado voltar a 2007.
|
Flora, um dos motivos mais representativos no blogue |
A página no
Facebook cresce a bom ritmo, embora não tenha a participação de muitas pessoas. Não era minha intenção que ela substituísse o Blogue. Continuo a dar muita importância às palavras e o
Facebook não me agrada neste aspeto. Entretanto, novas redes vão aparecendo e vamos estar atentos a todas as formas de comunicar e mostrar o concelho, porque esse é também um dos grandes objetivos do Blogue.
|
Caminhada escolar. Há que ter mais iniciativas deste género. |
Uma palavra de apreço a todos os que se têm mantido fieis a este espaço. Através do Blogue já conheci pessoas, já descobri locais, já li livros, já senti emoções que de outra forma nunca chegaria a sentir. São coisas que não têm preço e que justificam algumas gotas de suor que seja preciso soltar para escalar os pontos mais altos ou percorrer os caminhos mais longos.
Vamos continuar a encontrar-nos por aí.
Números do 7.ºano:
Páginas vistas - 69 791
Visitantes - 38 995
Comentários - 137
Postagens - 65
Km percorridos em BTT - 81
Km percorridos a pé - 172
Fotografias tiradas - 24 022
Fotografias publicadas - 659
Números totais (7 anos): Páginas vistas - 679 386
Visitantes - 313 395
Postagens - 1 112
Km percorridos em BTT - 2 247
Km percorridos a pé (3 anos) - 752
Fotografias tiradas - 130 305
--
Publicada por Blogger às
À Descoberta de Vila Flor a 9/05/2013 11:08:00 PM
Sem comentários:
Enviar um comentário