segunda-feira, 9 de setembro de 2013

[À Descoberta de Vila Flor] TerraFlor e festa de S. Bartolomeu

Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor
 Os acontecimentos mais marcantes do mês de agosto em vila flor são a festa de Nossa Senhora da Assunção, no Cabeço e a Festa de S. Bartolomeu padroeiro da vila; a primeira a 15 de agosto e a segunda a 24.
Este ano houve ainda mais um importante fator para que a festa de S. Bartolomeu juntasse em Vila Flor alguns milhares de pessoas; foi a realização da TerraFlor - Feira de Produtos e Sabores, na sua X edição.
Rancho Folclórico de Freixiel
À parte as cerimónias religiosas, missa e procissão é difícil e desnecessária demarcação o que foi festa e do que foi feira, até porque os programas tinham bastante em comum.
No dia 22 de agosto teve lugar uma noite cultural com atuação de dois ranchos folclóricos e a da Grupo de Musica Tradicional da Associação. Um programa semelhante costumava estar guardado para o último dia da TerraFlor.
Rancho Folclórico de Freixiel
A aposta no que é da terra é sempre uma aposta ganha: valoriza e sai mais barato. Os grupos de Freixiel e de Danças e Cantares de Vila Flor executam danças muito alegres, com letras com temáticas locais e são sempre bem recebidos. Foi bom verificar que têm investido na renovação do seu reportório.
GNR em Vila Flor
No dia 23, sexta, abriu a feira. Ocupando os dois pisos do parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal, continuou com um formato já experimentado em 2011. A proximidade com o centro da vila é uma vantagem importante, mas muito do que era a TerraFlor perdeu-se. O aspeto gastronómico desapareceu, quer por falta de espaço, quer por falta de interesse. As farturas e as pipocas são das poucas coisas que há para comer numa feira de Sabores!
GNR em Vila Flor
O dia esteve muito quente mas a afluência aos stands da feira foi considerável.
Quem arrebatou quase toda a atenção do dia foi o concerto do conhecido grupo GNR. Não desgosto da música do grupo. A sua importância no panorama da música portuguesa faz com que qualquer pessoa que goste de música deva ouvi-los pelo menos uma vez na vida, mesmo não gostando da voz do Rui Reininho.
Banda Our Stone
A avenida Marechal Carmona parecia ser estreita para receber tanta gente! O palco virado para a Câmara Municipal parecia "incomodar" o Rui Reininho que se referiu a ele várias vezes como sendo o tribunal! Levei com uma boa dose de decibéis, mas aguentei até ao fim do espetáculo sentado mesmo à frente do palco. Bom som... valeu a pena.
Alguns jogadores do SC Vila Flor
Num intervalo foi apresentada a equipa do SC de Vila Flor para os campeonato nacional. Muita cara nova... espero que sejam bons reforços. Boa sorte para a equipa e que consiga brilhar como o tem feito até aqui.
Estátua da rainha Santa Isabel
Para terminar a noite atuou a banda Our Stone. É um banda com raízes em Roios mas que não deixou ficar mal os seus créditos, enchendo o palco que foi dos GNR. Fiquei com pena de ter perdido o primeiro concerto que deram em Vila Flor, em março passado.
Cortejo - Vila Flor Quinhentista
Dia 24 de agosto é feriado municipal. O dia concentrou as cerimónias religiosas em honra de S. Bartolomeu. À tarde realizou-se a Eucaristia uma procissão pelas principais artérias da vila.
À meia noite foi apreciada uma boa sessão de fogo de artifício, com que se terminaram as festas.
O dia 25 de agosto foi dedicado ao mundo rural. Mostras, concursos e confraternização entre pastores, ligados ao Cão de Gado Transmontano, Ovelha Churra e Cabra Serrana. As respetivas Associações trazem a Vila Flor os melhores exemplares das respetivas raças das suas áreas de influência. É pena que a participação de pastores do concelho seja diminuta (este ano ainda me pareceu menor).
Imagem de S. Bartolomeu no andor
 Houve também uma largada de perdizes e confraternização de caçadores, embora esta atividade não constasse do programa divulgado da TerraFlor.
Cão de Gado Transmontano
Para o meio da tarde estava reservada a principal novidade desta edição da TerraFlor: a recriação histórica de Vila Flor Quinhentista. Um grupo de atores, com a participação de muitos figurantes locais, fizeram um desfile da Câmara Municipal à Praça da República onde apresentou a estátua da rainha Santa Isabel, que desde esse dia embeleza o coração da vila.  A representação do Auto da Barca do Inferno prevista para realizar de seguida, foi adiada para mais tarde, devido ao calor. Ainda bem porque à noite o espetáculo teve mais brilho e mais espetadores.
À noite não faltou a animação musical.
Pastores
Durante todos os dias a feira manteve-se aberta desde as 14 horas à meia noite e meia. Os produtos que mais despertaram a minha atenção foram os produzidos no concelho: vinho, azeite, queijo, fruta, licores, cogumelos, etc. Havia também bastantes artesãos locais, fruto do dinamismo que tem existido nesta área.
Cogumelos de Benlhevai
Este foi o programa de quatro dias de festa/feira que consegui acompanhar. Houve mais concertos, colóquios, atividades desportivas, entre outras, mas que não estive presente.  Foram dias cheios de cor, música e alegria, tal como devem ser estes dias de festa. Há que aproveitar o verão, porque logo, logo, temos que recomeçar o ciclo.

--
Publicada por Blogger às À Descoberta de Vila Flor a 9/09/2013 10:53:00 PM

Sem comentários: