domingo, 12 de junho de 2011

[À Descoberta de Miranda do Douro] Festa das Aves II - 11 de Junho

O segundo dia da Festa das Aves começou bem cedo para mim. Depois da experiência do primeiro dia, compreendi que os horários são vagas referências pelo que poderia gerir o tempo com menos preocupação com o rigor das horas.
Deixei os binóculos na mochila e peguei na máquina fotográfica decidido a fazer um passeio pela aldeia antes de me dirigir ao lugar da concentração. Visitei vários lugares entre os quais as ruínas da capela da Trindade, a antiga escola primária e a igreja matriz. As ruínas são muito curiosas, quer pelo pórtico da capela, pelas pinturas ainda existentes no seu interior ou pelos enormes esteios em granito que me fizeram lembrar Sta. Marinha, em Cércio. Da escola primária tenho muitas recordações. Nela trabalhou a minha esposa durante alguns anos, quando ainda havia quatro ou cinco crianças a frequentá-la. Hoje é um centro de dia. À igreja voltei porque estava com melhor equipamento fotográfico e queria tentar uma melhor fotografia do seu interior.
A observação de aves começou quando me encontrava no adro da igreja, porque nessa hora o redopio de aves era enorme. Apareceu um casal de pintarroxos (Carduelis cannabina), que fizeram com que me entusiasmasse. Apareceu também um pássaro nos com o bico cheio de insectos, sobre os pináculos da igreja. Pareceu-me uma Emberiza, mas estranhei o local, uma vês que me pareceu que teria ninho no telhado da igreja. Vim saber, mais tarde, que se tratava de um pardal-francês (Petronia petronia).
Nos céus voavam grupos de rapaces, com águias, milhafres mas, sobretudo, abutres.
Constituiu-se o grupo para a visita de campo, mais numeroso do que no dia anterior, e partimos em direcção ao Douro. Percorremos locais muito agrestes com formações rochosas em granito impressionantes. Connosco estava o senhor presidente da junta que nos serviu de guia. Em conversa com ele fui-me inteirando dos nomes e de um pouco da história dos lugares por onde passámos: fragas, ribeiras, moinhos, vegetação, etc. Esqueci-me das aves com o entusiasmo das histórias do Poço da Moura, o Poço da Lã, o Poço do Inferno, os Lastrões, etc. A minha vontade era encontrar o melro-azul, mas tal não chegou a acontecer. Nesta zona pedregosa apenas é digno de realce o conto dos maranteus (Oriolos oriolos) e um casal de perdizes que repousava à sombra de uma moita.
O grupo só se animou perto da uma da tarde, já de novo no planalto, junto da ribeira. Aqui apareceram várias espécies entre as quais o tal maranteu (ou papa-figos, ou ainda marigacho) e o abelharuco (Merops apiaster) que eu ainda não tinha avistado, apesar de já ter escutado. Houve um pico de entusiasmo quando passou por mim um guarda-rios (Alcedo atthis), mas poucos tivemos a sorte de o avistar.
O grupo dividiu-se continuando eu o resto do percurso sozinho, seguindo um caminho completamente diferente, em perseguição de algumas flores que me apareceram nos lameiros da Veiga. Soube que foi avistado um pato-real (Anas platyrhynchos), mas eu fiquei-me pela cegonha-branca que aí tem o seu ninho. No percurso para a aldeia esbarrei sem querer com o ninho de uma cotovia (Galerida cristata).
Já passava das duas da tarde quando almocei, por isso não reparei na ementa. À mesa estávamos mais de 30 pessoas, o que significa que o número de participantes aumentou bastante.
Depois do almoço e de uma ida ao café, fizemos uma retrospectiva das espécies observadas usando algumas fotografias que fomos tirando. Seguiu-se depois mais uma sessão de teoria sobre a identificação de rupícolas e um pequeno filme sobre a gralha-do-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax).
Uma nova saída para o campo aconteceu depois das cinco e meia. Confesso que estes horários estranhos mexem um pouco comigo, e, depois de acompanhar o grupo durante algum tempo ao longo da estrada Vila Chã – Duas Igrejas, fiz aquilo que não se deve fazer, abandonei o grupo. Decidi fazer caminhar um pouco e continuei até Duas Igrejas. As condições atmosféricas não estavam adequadas para a fotografia, pelo me preocupei só com a caminhada. À minha espera em Duas Igrejas tinha o meu “carro de apoio”, que me levou de volta a Vila Chã. Ainda bem que voltei, porque me esperava o momento do dia.
Voltei à veiga para mostrar ao meu filho o ninho da cegonha-branca, com dois filhotes. Um pouco mais à frente há uma lagoa por onde já tínhamos passado no percurso da manhã. Mesmo da estrada, pareceu-me ver algo a mexer. Veio-me à ideia o juvenil de pato-real observado durante a manhã e decidi aproximar-me. Nem queria acreditar!... Não havia um filhote, mas dezenas deles, várias ninhadas com desenvolvimentos diferentes acompanhadas dos seus progenitores. Até galinhas-d’água (Gallinula chloropus) havia! Foi um momento fantástico, como eu nunca esperei viver nesta Festa das Aves.
Não fiquei para o jantar, nem para o momento musical marcado para animar a noite. A minha família também está em Miranda do Douro a ceia é para passar com ela.
Com o entusiasmo do meu encontro inesperado com os patos-reais não sei o que esperar para o último dia do encontro, mas os dois dias já passados em Vila Chã da Braciosa vão deixar muitas recordações e muita vontade de dedicar mais tempo às Aves.

--
Publicada por Xo_oX em À Descoberta de Miranda do Douro a 6/11/2011 11:18:00 AM

Sem comentários: