terça-feira, 17 de julho de 2012

[À Descoberta de Torre de Moncorvo] Segada e malhada tradicionais em Adeganha (1ªParte)

Teve lugar no dia 14 de julho, em Adeganha, a realização de uma segada, seguida de malhada, tradicionais. Na verdade foi muito mais do que isto, dado que foi um dia inteiro de atividades, das quais vou dar o meu testemunho pessoal.
A notícia chegou-me via Facebook. Parece que não é só nas grandes cidades que se promovem eventos recorrendo às redes sociais, defeitos à parte, as tecnologias também têm as suas vantagens.
Cheguei a Adeganha a meio da manhã. Desde o IC5 que encontrei placas específicas sinalizadoras do local do evento. Isto demonstra a preocupação em facilitar a vida às pessoas.
No largo da Lameira a azáfama já era grande. As bancas de produtos locais estavam muito atrativas. Além de produtos da aldeia identifiquei bancas de Estevais e da Cardanha.
Havia uma exposição de alfaias ligadas ao cultivo do cereal e à feitura do pão. À entrada no recinto estava um carro de bois carregado de cereal, dando as boas-vindas a quem chegava.
Andando de um lado para o outro perdias atividades previstas para a manhã, que eram: yoga, oficina da lã e do linho, oficina do pão e dos bolos tradicionais.
 O sino da igreja chamou os crentes para o culto. Alguns com um traje já pouco habitual, outros com um traje domingueiro mais atual, era sábado, mas de festa, todos se juntaram na antiquíssima igreja de S. Tiago para a Eucaristia. Meso com a presença dos visitantes, a igreja não encheu. Durante a celebração foram houve duas ideias que o sr. Padre realçou e me chamaram à atenção. A primeira tem a ver com o título do movimento que realizou a festa - Aldeia Viva. Também a igreja incentiva à entrega, à partilha à participação, só assim se pode ser um bom católico. A segunda ideia está intimamente ligada com a Eucaristia e com a partilha de Deus sob a forma de pão. "Eu sou o pão vivo, descido dos céus", cantou o grupo coral.
 Após a Eucaristia aproveitei para apreciar a igreja. Não foi a primeira vez que a visitei, mas este monumento é merecedor de mais do que uma visita. A igreja é do séc. XIII sendo monumento nacional desde 1944. è um dos mais belos templos românicos de Portugal. Para além de outros elementos dignos de realce por especialistas, a mim agradam-me particularmente a figura das três mulheres no frontispício (que dão origem a uma curiosa historia, mas que possivelmente representam um parto) e o motivos representados na cachorrada, sobretudo zoomórficos com pássaros, touros, etc. No interior chamam à atenção dois altares laterais em talha dourada e os frescos nas paredes, bem ao estilo da Ermida de Nª Sª da Teixeira na freguesia da Açoreira.
Dirigi-me à pressa para o largo da Lameira. Estava à espera de uma cerimónia formal de bênção do pão, mas não chegou a acontecer!
À hora de almoço fiz uma passagem por todas as tasquinhas fazendo um "inventário" das possibilidades. A oferta era bastante variada, dentro dos tradições das segadas e malhadas. Havia rojões, carne estufada, milhos, feijão frade com atum, dobrada, caldeirada de borrego, migas de/e com bacalhau. A minha escolha recaiu sobre a tasquinha da Comissão de Festas de Nª Sª do Castelo. Acho que fiz uma boa escolha, e aponto apenas duas razões. Comi rodeado de gentes de Adeganha, a maior parte idosa, com quem conversei longamente . Neste grupo estavam, entre outros, o Sr. Moisés e o Sr. Francisco Barros, pessoas com a pele queimada de muitos sois e os dedos habituados aos dedais.
 Antigamente a época da segada era longa. Começava na Vilariça, mais quente, na Horta ou Junqueira e prolongava-se durante mais de um mês, em altitude, lá para o Planalto Mirandês, no Variz, Urrós ou mesmo Duas Igrejas. Terminados os dias de trabalho, alguns regressavam de comboio, pela antiga Linha do Sabor, outros voltam a pé, com o burrico pela rédea e menos de 1000 escudos no bolso. E ... havia festa.

 A segunda razão porque fiz uma boa escolha foi  ementa. Paguei 7€, mas tive a possibilidade de provar todos os pratos ( e eram bastantes). Acompanhei tudo com salada de alface com porretas (folhas aéreas da cebola), mas havia batatas cozidas, a murro e arroz. Estava tudo excelente e não me coibi de dar os parabéns à D. Ermelinda Pinto pela confeção de tão fausto e e apetitoso almoço.
Como sobremesa havia laranjas e peras, tudo de produção local, arroz doce e, novidade para mim, milhos doces! Gostei desta iguaria tradicional.
É à mesa que se cultiva a amizade e a refeição serviu para eu me sentir integrado e à vontade com as pessoas de Adeganha. Conheci o Sr. Presidente da Junta, o já "amigo virtual" Bruno Moreira, revi os amigos Leonel Brito e Arnaldo Silva, da vila.
 Depois de uma tão substancial refeição a solução foi queimar algumas calorias nuns passos de dança. A acordeonista Cristiana lançou a música a jeito e os mais animados não se fizeram rogados. O recinto era espaçoso e os dançarinos poucos (embora bons). Também se cantou o fado, por jovens e menos jovens. Se alguma desafinação houve, a culpa foi de certeza do acompanhamento instrumental e não da sangria, que estava ali mesmo ao lado.

Continua.

--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Torre de Moncorvo a 7/17/2012 02:36:00 AM

Sem comentários: