quarta-feira, 4 de julho de 2012

[À Descoberta de Vila Flor] Crismas em Vila Flor

No dia 1 de julho celebrou-se na igreja matriz de Vila Flor a cerimónia da Confirmação, mais conhecida pelo nome de Crisma. Neste sacramente, um bispo unge com óleo o crismando, invocando o Espírito Santo. A idade em que que se é crismado depende da região, sendo logo após o batismo, em certas regiões, até à entrada na idade adulta, como é comum entre nós.
Foram 42 os crismandos, alguns deles vindos do concelho de Carrazeda de Ansiães.
Para esta cerimónia o Bispo da diocese de Miranda-Bragança, José Cordeiro, deslocar-se a Vila Flor.
A cerimónia foi revestida de um certo requinte, com grupo coral, acompanhamento musical nalguns cânticos e decoração mais cuidada da igreja.
 Também digna de realce foi a decoração feita na frente da igreja com um lindíssimo tapete de flores e musgo. Este belo e laborioso desenho veio mostrar que, apesar de não se manter a tradição das passadeiras de flores típicas da festa do Corpo de Deus, quando alguém se empenha, é possível fazer e fazer bem.
Parabéns a todos os que se empenharam na celebração, a todos os que participaram na Eucaristia e uma palavra de apreço aos 42 jovens e adultos que receberam o Crisma. Este sacramente incute-lhe mais responsabilidade na comunidade cristã. Espero que não se esqueçam disso.



--
Publicada por Blogger em À Descoberta de Vila Flor a 7/04/2012 05:56:00 PM

Sem comentários: